Congresso Regional Escoteiro 2019

Entre os dias 15 e 17 de março, Porto Alegre recebeu mais de 700 membros do Movimento Escoteiro da Região Sul para o Congresso Regional Escoteiro, além do Fórum Regional de Jovens Lideres, ocorrido na sexta-feira e finalizando com a Assembleia Regional Escoteira, realizada no domingo.

Mais do que um momento de confraternização e formação de novas amizades, o encontro é uma oportunidade para troca de experiências, debates sobre temas atuais e de interesse da comunidade escoteira. Foto: Eduardo Riboli

 

Com o tema “O Projeto Educativo segundo Baden-Powell”, Hector Carrer marcou o inicio do evento com a palestra que teve como foco, o protagonismo juvenil frente ao Movimento Escoteiro. Hector destaca que o voluntário deve atuar como facilitador do processo de amadurecimento dos jovens: “O centro da vida do escotismo não é o chefe ou o voluntário, são os jovens. O Movimento Escoteiro é de jovens, e não para os jovens. Eles são a razão de existência do ME”, acrescentou.

Dentre as oficinas disponibilizadas no evento, os voluntários do Grupo Rastreadores participaram de debates que abordaram temas como, “Competências, Rotas de Aprendizagem e a formação de adultos no Movimento Escoteiro”, “Caminhos para Inclusão”, “Gestão de Conflitos” e “Jogos Cooperativos”, além de oficinas sobre como utilizar mídias digitais a favor da Unidade Escoteira Local (UEL) e o uso de ferramentas de apoio na gestão de projetos.

 

Uma novidade este ano foi a possibilidade dos jovens se inscreverem através do Paxtu para participar das oficinas de especialidade disponíveis para todos os ramos.

A guia Manuela Mullher e o escoteiro Murillo Gabriel, participaram das oficinas de Aeromodelismo, Ioiô, Rádioescotismo e Navegação Aérea, além da oficina de Reciclagem, que também foi oferecida durante o evento.

Foto: Maurício Soares

compartilhe

Talvez você goste também

Deixe um comentário