Mutirão Mundo Mais Limpo

No ultimo sábado (14/04) a tropa Sênior Kaingang participou do mutirão em apoio a Cooperativa Mundo Mais Limpo em São Leopoldo. As mulheres que lá trabalham contribuem com o meio ambiente através da fabricação de sabão, reutilizando o óleo de cozinha como principal matéria-prima, criando renda para seus associados e reaproveitando resíduos.

Os jovens auxiliaram na limpeza de áreas do entorno da sede da cooperativa e na reforma de áreas internas, ação necessária para ampliar a capacidade de atuação da ONG.

 

A cooperativa

É um projeto que tem por finalidade a geração de renda para mulheres de São Leopoldo, através do trabalho que consiste da reutilização de óleo saturado de cozinha para o desenvolvimento de produtos de limpeza.

Essa iniciativa visualiza também a importância de produzir uma consciência ecológica, alimentada sobretudo pela ideia do cuidado que devemos ter com o meio ambiente.

Patricia e Graziele aceitaram um grande desafio: Transformar óleo de cozinha em sabão e evitar que esse recurso seja despejado no Rio dos Sinos e cause mais impactos ambientais.

Além de apresentar benefícios para a natureza, o projeto contribui para renda familiar e estimula uma mudança de hábitos para a preservação do meio ambiente na comunidade.

Objetivos do projeto

  • O resgate e a promoção da auto-estima das mulheres que participam do grupo, através da produção de trabalhos artesanais;
  • A contribuição no cuidado do meio ambiente, através do aproveitamento do óleo de cozinha usado;
  • A formação de um grupo de trabalho informal, que tem como finalidade elaborar, a partir do óleo de cozinha, sabão e outros produtos de limpeza ecológicos, com o objetivo de gerar renda;
  • O aprendizado do trabalho em equipe, buscando o desenvolvimento das capacidades de cada uma de forma criativa.
  • O fornecimento de elementos para o aprendizado da administração do próprio dinheiro e a aquisição de uma certa autonomia econômica.

Nós transformamos o resíduo do óleo de cozinha em produtos de limpeza e velas, preservando o meio ambiente e gerando oportunidades de trabalho para mulheres da nossa comunidade.

O mutirão foi realizado apenas em um sábado, iniciando com uma palestra sobre a cooperativa e seguindo com ações práticas e contou com o auxílio de voluntários da Unisinos outros dois Grupos Escoteiros da região: Grupo Escoteiro Taquató e Grupo Escoteiro Anauê.

Para mais informações sobre o projeto Mundo Mais limpo, acesse mundomaislimpo.org.br.

compartilhe

Talvez você goste também

Deixe um comentário