No dia 15 de setembro, cerca de 14,5 milhões de pessoas de 150 países – Brasil, incluído – se reuniram para participar de mutirões de limpeza nas grandes e pequenas cidades, nas praias, nos parques, em aldeias rurais, com o objetivo de limpar e também de chamar a atenção para o descarte irregular do lixo. É o Dia Mundial da Limpeza ou World Cleanup Day (WCD), uma maratona mundial de limpeza de 30 horas!
A tropa Escoteira Cruzeiro do Sul e a tropa Sênior Kaingang, estiveram envolvidos na campanha retirando mais de 500L de lixo espalhados pela praça do Chafariz em Portão.
A ação teve início em Fiji, no sul do Pacífico, onde o dia nasce primeiro, e terminou chegando ao Havaí, nos Estados Unidos. Segundo a organização, em alguns países a participação foi de até 5% da população. Uma grande festa engajada!!
O objetivo é unir e conscientizar as pessoas para enfrentar os desafios dos resíduos mal geridos e descartados de qualquer forma, inclusive em lixões ilegais, já que a maioria vai parar nas ruas, nos rios, nas praias, nas florestas deteriorando o meio ambiente e colocando a vida da fauna em risco.
Descentralizado, o movimento começou na Estônia, pequeno país ao norte da Europa, em 2008, com um dos maiores organizadores de mutirões de limpeza pelo mundo, a Let’s Do It!: em apenas cinco horas, a organização mobilizou cerca de 50 mil pessoas que eliminaram cerca de 10 mil toneladas de lixo ilegal por todo o país. Essa ação ganhou o nome de Let’s Do It 2008, e surgiu como um modelo global, espalhando-se.