Vida ao ar livre

A saúde passou a assumir um lugar importante na lista de nossas preocupações, assim como a qualidade de vida. Há tempos discutimos como a rotina alucinante das grandes cidades ou as “prisões tecnológicas” têm contribuindo para que cada vez mais jovens e adultos sintam os efeitos do sedentarismo e da baixa autoestima.

As estatísticas sobre obesidade já não surpreendem mais, deixou de ser notícia. Na busca por alternativas que nos reconectem com nossas origens e que nos ajudem a compreender melhor nossa relação com a natureza e nos tornar mais saudáveis, as possibilidades são infinitas, mas certamente uma das mais eficazes é a prática da vida ao ar livre.

Especialistas sempre recomendam a atividade física para uma boa saúde. Mas você sabia que atividades em ambientes naturais, mesmo que de baixa intensidade,  conquistam benefícios ainda mais efetivos?

Conhecer novos lugares e desfrutar da companhia de amigos é uma excelente forma de aproveitar a vida ao ar livre.

Alguns lugares oferecem aventura e contato com a natureza na medida certa.

Com um pouco de planejamento e organização, é possível visitar locais perto da sua cidade e que certamente irão contribuir para uma vida mais ativa e saudável.

 

Energia para o cérebro

Depois de um dia de trabalho a mente fica completamente exausta. Já experimentou uma caminhada ao ar livre após o trabalho? É um santo remédio para o nosso cérebro que reativa as energias mentais. É como se dispensasse todo acúmulo de informações e abrisse espaço para as novas.

Alivio da ansiedade e do estresse

Toda vez que se sente ansioso ou estressado seu corpo emite hormônios de autodefesa para tentar ajuda-lo a escapar de algum perigo, mas ao invés disso, acaba contribuindo para condições crônicas como hipertensão e dores de cabeça, sem falar dos problemas de saúde mental como a depressão. O antidoto são poucos minutos ao ar livre para limpar a mente e impulsionar as endorfinas (que por sua vez, reduz os hormônios do estresse), caminhar ao ar livre pode realmente colocar o seu corpo em um estado de meditação e eliminar o estresse.

Reduz o risco de doenças cardíacas

Segundo um estudo da Universidade de Queensland, pessoas que visitam áreas verdes sofrem muito menos com pressão arterial elevada. Isso explica por que pessoas que convivem com ambientes naturais tem uma expectativa de vida maior.

Aumento da autoestima

Diversos estudos mostram que exercícios ao ar livre podem ser uma das melhores maneiras de estimular e melhorar a autoestima. Chega a ser impressionante o poder contagiante da natureza sobre o humor e disposição das pessoas.

Efeitos contra o câncer

Uma pesquisa divulgada pela Revista Época, cita que estudos preliminares sugerem que passar mais tempo em contato com a natureza pode estimular a produção de proteínas que protegem o corpo contra o câncer. Estudos no Japão também mostraram que áreas com maior cobertura vegetal tinham menor taxa de mortalidade associada a diferentes tipos de câncer.

Cidade x campo

Mas você deve se perguntar: Como posso aproveitar os benefícios da vida ao ar livre, se moro em uma cidade? Bem neste caso, procure visitar locais abertos, com áreas verdes e, sempre que possível, programe finais de semana, feriados ou férias em locais abundantes em natureza.

Vale lembrar que a participação em um grupo Escoteiro proporciona diversas atividades ao ar livre, inclusive em áreas urbanas, além de acampamentos e o envolvimento em ações sociais.

compartilhe

Talvez você goste também

Deixe um comentário